A fisioterapia para doenças reumáticas e inflamatórias é uma forma de tratamento que envolve um conjunto de práticas para aliviar a dor e tratar a doença do paciente.
As doenças reumáticas envolvem problemas em diversas áreas do corpo como nas articulações, pele, ossos, músculos e órgãos, sendo a dor um dos principais sintomas de doenças reumáticas.
Esse problema atinge pessoas de todas as idades e por isso é importante buscar ajuda médica para o diagnóstico e tratamento com medicação e acompanhamento fisioterápico para aliviar a dor e os problemas de locomoção
Por isso, confira agora neste breve texto tudo sobre doenças reumáticas e inflamatórias e como a fisioterapia pode auxiliar no tratamento.
Fisioterapia para doenças reumáticas e inflamatórias: o que é reumatismo?
O reumatismo é uma forma de definir um conjunto de mais de 130 doenças que prejudicam as articulações, ossos, tendões e os músculos do sistema locomotor.
Além disso, também causam alterações no sistema imunológico do paciente, pois o reumatismo também está relacionado ao aparecimento de lesões na pele e em órgãos internos.
Doenças reumáticas englobam um grande número de doenças, como osteoartrite, artrite, lúpus e muitas outras.
Isso faz com que aproximadamente 12 milhões de brasileiros de diversas idades enfrentam problemas de saúde e precisem de fisioterapia para doenças reumáticas e inflamatórias.
Quais são os fatores que contribuem para o reumatismo?
Há diversos fatores associados ao aumento de risco do desenvolvimento de doenças reumáticas e inflamatórias.
Por isso é importante ter conhecimento delas para diminuir os seus sintomas e principalmente o aparecimento dessas patologias.
Existem outras condições que também contribuem para essas doenças e que infelizmente não há como evitar, como a predisposição genética, por exemplo.
Mas para aqueles que não possuem histórico familiar de doenças reumáticas e inflamatórias, os principais fatores de riscos são:
- O sedentarismo;
- Uma alimentação com alta quantidade de industrializados, açúcar, carboidratos refinados e gordura saturada e trans.
- Obesidade;
- Alto consumo de álcool;
- Tabagismo;
- Doenças mentais como depressão, ansiedade e estresse;
- Histórico de doenças reumáticas e inflamatórias na família.
Além disso, vale lembrar que essas patologias não possuem cura.
Mas caso seja tratado com fisioterapia para doenças reumáticas e inflamatórias e com acompanhamento médico, essas pessoas conseguem viver com qualidade de vida.
Quais são os sintomas?
O reumatismo possui sintomas bem característicos que fazem com que o paciente já consiga identificar e receber rapidamente o diagnóstico pelo médico para iniciar a fisioterapia para doenças reumáticas e inflamatórias.
O reumatismo apresenta sintomas claros que podem ser notados pelo próprio paciente, como:
- Dores nas articulações por mais de seis semanas;
- Vermelhidão, calor e inchaço nas articulações;
- Dificuldade para se movimentar ao despertar;
- Febre, cansaço e perda de peso;
- Dores ao esticar os braços;
- Lesões na pele e comprometimento de outros órgãos.
Como prevenir doenças reumáticas e inflamatórias?
Essa é a dúvida de muitas pessoas que já desenvolveram doenças reumáticas e inflamatórias ou que querem garantir todos os cuidados para não ter nenhuma patologia.
De antemão, que tabagismo e consumo de álcool trazem grandes prejuízos para a saúde, isso muitos cidadãos já sabem, mas você sabia que não consumi-los pode levá-lo a ter doenças reumáticas?
Além disso, algo que você também pode fazer para prevenir é evitar o consumo diário de alimentos ricos em açúcar e gordura.
A prática de atividade física ajuda a prevenir essa patologia, assim como a fisioterapia para doenças reumáticas e inflamatórias para o alívio das dores de quem já sofre com a doença.
E ainda, caminhadas diárias e alongamentos diários proporcionam melhor circulação sanguínea no corpo, além de aquecer as estruturas e garantir a flexibilidade das articulações.
Essas atividades devem ser feitas diariamente para garantir mais qualidade de vida, mas você também pode realizar ao menos 2 horas e 30 minutos por semana, distribuídos como agradar.
Desafios que o paciente pode enfrentar durante o tratamento
Há desafios a serem enfrentados durante o tratamento de doenças reumáticas e inflamatórias, principalmente para pacientes que dependem do serviço público de saúde.
Pois, o fisioterapeuta não compõe a equipe mínima de saúde da família na Unidade Básica de Saúde, composta apenas por um médico generalista, um enfermeiro generalista, um auxiliar ou técnico de enfermagem e um agente comunitário.
Embora qualquer Unidade de Pronto Atendimento ou hospital possa encaminhar o paciente para o atendimento com fisioterapeuta da rede pública ou privada, custeado pelo Estado, os usuários podem enfrentar desafios.
Pois a atuação dos fisioterapeutas pode ser limitada por diversos fatores, como o grande número de pacientes em fila de espera para ser atendido, para um número insuficiente de profissionais na rede básica.
Além disso, muitos fisioterapeutas enfrentam também a falta de recursos terapêuticos para proporcionar o melhor atendimento para o seu paciente.
Visto que muitos relatam muita limitação para atuação dos profissionais, pela falta de um espaço físico adequado e pela falta de equipamentos.
Como a fisioterapia para doenças reumáticas e inflamatórias ajuda no tratamento?
De antemão, o tratamento fisioterápico para o tratamento dessas doenças acontece por meio do uso de aparelhos e técnicas usadas por profissionais da fisioterapia para amenizar as dores.
Além das incapacidades de movimentação causadas pelas disfunções cinesiofuncionais desenvolvidas por meio de doenças crônicas-degenerativas ou as inflamatórias que afetam o sistema musculoesquelético.
Então, o fisioterapeuta ajuda o paciente a realizar exercícios que auxiliam ele em um melhor processo de recuperação da mobilidade das articulações, estrutura óssea e musculatura.
1 – Alívio de dores
O profissional pode usar durante a sessão bolsas de água morna ou fria para o alívio das dores, terapia manual.
Outra alternativa usada também são as práticas integrativas como a acupuntura, por exemplo.
Ela proporciona ótimos resultados para o tratamento de pacientes com doenças reumáticas e inflamatórias, principalmente em relação à dor.
Esse método também auxilia no fortalecimento da imunidade, garantindo a o ganho de processos regenerativos e a homeostasia de funções do corpo humano
Além disso, também são usados aparelhos de ultrassom para amenizar as dores, pois o ultrassom (com gel) age desinflamando os nervos e tendões com os exercícios orientados pelo profissional.
2 – Prevenção de deformidades
Além de técnicas de fortalecimento da musculatura que previnem a deformidade de doenças reumáticas podem causar ao paciente.
Outra alternativa usada também são as práticas integrativas como a acupuntura, por exemplo.
Ela proporciona ótimos resultados para o tratamento de pacientes com doenças reumáticas e inflamatórias, principalmente em relação à dor.
Esse método também auxilia no fortalecimento da imunidade, garantindo a o ganho de processos regenerativos e a homeostasia de funções do corpo humano
Conclusão
Portanto, a fisioterapia tem um papel muito importante para o tratamento de doenças reumáticas e inflamatórias, pois garante a ele mais qualidade de vida.
É importante buscar atendimento médico quanto antes ao início dos sintomas, pois quanto antes a patologia for diagnosticada, melhor será a condição de tratamento e controle da doença reumática,
Por isso, se você apresentar algum dos sintomas citados nesse artigo, busque um médico reumatologista e realize sessões de fisioterapia, conforme a orientação médica.
Para mais assuntos como esse, acompanhe o nosso site e fique por dentro das melhores dicas sobre saúde!