(85) 99971-9370
Av. Desembargador Moreira, 1300. Torre Norte, 4º Andar sala 420 - Aldeota, Fortaleza - CE
clínicacostaporto
fisioterapia para doenças reumáticas

Entenda como funciona a fisioterapia para doenças reumáticas e inflamatórias

A fisioterapia para doenças reumáticas e inflamatórias é uma forma de tratamento que envolve um conjunto de práticas para aliviar a dor e tratar a doença do paciente.

As doenças reumáticas envolvem problemas em diversas áreas do corpo como nas articulações, pele, ossos, músculos e órgãos, sendo a dor um dos principais sintomas de doenças reumáticas.

Por isso, confira agora neste breve texto tudo sobre doenças reumáticas e inflamatórias e como a fisioterapia pode auxiliar no tratamento.

Fisioterapia para doenças reumáticas e inflamatórias: o que é reumatismo?

O reumatismo é uma forma de definir um conjunto de mais de 130 doenças que prejudicam as articulações, ossos, tendões e os músculos do sistema locomotor.

Além disso, também causam alterações no sistema imunológico do paciente, pois o reumatismo também está relacionado ao aparecimento de lesões na pele e em órgãos internos.

Doenças reumáticas englobam um grande número de doenças, como osteoartrite, artrite, lúpus e muitas outras.

Isso faz com que aproximadamente 12 milhões de brasileiros de diversas idades enfrentam problemas de saúde e precisem de fisioterapia para doenças reumáticas e inflamatórias.

Quais são os fatores que contribuem para o reumatismo?

Há diversos fatores associados ao aumento de risco do desenvolvimento de doenças reumáticas e inflamatórias.

Por isso é importante ter conhecimento delas para diminuir os seus sintomas e principalmente o aparecimento dessas patologias.

Existem outras condições que também contribuem para essas doenças e que infelizmente não há como evitar, como a predisposição genética, por exemplo.

Mas para aqueles que não possuem histórico familiar de doenças reumáticas e inflamatórias, os principais fatores de riscos são:

• O sedentarismo;
  • Uma alimentação com alta quantidade de industrializados, açúcar, carboidratos refinados e gordura saturada e trans.
  • Obesidade;
  • Alto consumo de álcool;
  • Tabagismo;
  • Doenças mentais como depressão, ansiedade e estresse;
  • Histórico de doenças reumáticas e inflamatórias na família.

Além disso, vale lembrar que essas patologias não possuem cura.

Mas caso seja tratado com fisioterapia para doenças reumáticas e inflamatórias e com acompanhamento médico, essas pessoas conseguem viver com qualidade de vida.

Quais são os sintomas?

O reumatismo possui sintomas bem característicos que fazem com que o paciente já consiga identificar e receber rapidamente o diagnóstico pelo médico para iniciar a fisioterapia para doenças reumáticas e inflamatórias.

O reumatismo apresenta sintomas claros que podem ser notados pelo próprio paciente, como:

• Dores nas articulações por mais de seis semanas;
  • Vermelhidão, calor e inchaço nas articulações;
  • Dificuldade para se movimentar  ao despertar;
  • Febre, cansaço e perda de peso;
  • Dores ao esticar os braços;
  • Lesões na pele e comprometimento de outros órgãos.

Como prevenir doenças reumáticas e inflamatórias?

Essa é a dúvida de muitas pessoas que já desenvolveram doenças reumáticas e inflamatórias ou que querem garantir todos os cuidados para não ter nenhuma patologia.

De antemão, que tabagismo e consumo de álcool trazem grandes prejuízos para a saúde, isso muitos cidadãos já sabem, mas você sabia que não consumi-los pode levá-lo a ter doenças reumáticas?

Além disso, algo que você também pode fazer para prevenir é evitar o consumo diário de alimentos ricos em açúcar e gordura.

A prática de atividade física ajuda a prevenir essa patologia, assim como a fisioterapia para doenças reumáticas e inflamatórias para o alívio das dores de quem já sofre com a doença.

E ainda, caminhadas diárias e alongamentos diários proporcionam melhor circulação sanguínea no corpo, além de aquecer as estruturas e garantir a flexibilidade das articulações.

Essas atividades devem ser feitas diariamente para garantir mais qualidade de vida, mas você também pode  realizar ao menos 2 horas e 30 minutos por semana, distribuídos como agradar.

Desafios que o paciente pode enfrentar durante o tratamento

Há desafios a serem enfrentados durante o tratamento de doenças reumáticas e inflamatórias, principalmente para pacientes que dependem do serviço público de saúde.

Pois, o fisioterapeuta não compõe a equipe mínima de saúde da família na Unidade Básica de Saúde, composta apenas por um médico generalista, um enfermeiro generalista, um auxiliar ou técnico de enfermagem e um agente comunitário.

Embora qualquer Unidade de Pronto Atendimento ou hospital possa encaminhar o paciente para o atendimento com fisioterapeuta da rede pública ou privada, custeado pelo Estado, os usuários podem enfrentar desafios.

Pois a atuação dos fisioterapeutas pode ser limitada por diversos fatores, como o grande número de pacientes em fila de espera para ser atendido, para um número insuficiente de profissionais na rede básica.

Além disso, muitos fisioterapeutas enfrentam também a falta de recursos terapêuticos para proporcionar o melhor atendimento para o seu paciente.

Visto que muitos relatam muita limitação para atuação dos profissionais, pela falta de um espaço físico adequado e pela falta de equipamentos.

Como a fisioterapia para doenças reumáticas e inflamatórias ajuda no tratamento?

De antemão, o tratamento fisioterápico para o tratamento dessas doenças acontece por meio do uso de aparelhos e técnicas usadas por profissionais da fisioterapia para amenizar as dores.

Além das incapacidades de movimentação causadas pelas disfunções cinesiofuncionais desenvolvidas por meio de doenças crônicas-degenerativas ou as inflamatórias que afetam o sistema musculoesquelético.

Então, o fisioterapeuta ajuda o paciente a realizar exercícios que auxiliam ele em um melhor processo de recuperação da mobilidade das articulações, estrutura óssea e musculatura.

1 – Alívio de dores

O profissional pode usar durante a sessão bolsas de água morna ou fria para o alívio das dores, terapia manual.

Outra alternativa usada também são as práticas integrativas como a acupuntura, por exemplo.

Ela proporciona ótimos resultados para o tratamento de pacientes com doenças reumáticas e inflamatórias, principalmente em relação à dor.

Esse método também auxilia no fortalecimento da imunidade, garantindo a o ganho de processos regenerativos e a homeostasia de funções do corpo humano

Além disso, também são usados aparelhos de ultrassom para amenizar as dores, pois o ultrassom (com gel) age desinflamando os nervos e tendões com os exercícios orientados pelo profissional.

2 – Prevenção de deformidades

Além de técnicas de fortalecimento da musculatura que previnem a deformidade de doenças reumáticas podem causar ao paciente.

Conclusão

Portanto, a fisioterapia tem um papel muito importante para o tratamento de doenças reumáticas e inflamatórias, pois garante a ele mais qualidade de vida.

É importante buscar atendimento médico quanto antes ao início dos sintomas,  pois quanto antes a patologia for diagnosticada, melhor será a condição de tratamento e controle da doença reumática,

Por isso, se você apresentar algum dos sintomas citados nesse artigo, busque um médico reumatologista e realize sessões de fisioterapia, conforme a orientação médica.

Para mais assuntos como esse, acompanhe o nosso site e fique por dentro das melhores dicas sobre saúde!

Clínica de fisioterapia traumato-ortopédica, reeducação postural global – RPG, osteopatia, quiropraxia, disfunções da articulação temporomandibular, condicionamento físico, drenagem linfática e palmilhas ortopédicas.

Endereço

(85) 99971-9370

Horário de atendimento

De 07:00hs às 19:00hs.

Agende sua consulta com nossos Especialistas.

Redes Sociais
Fale com a nossa equipe.