Distúrbios da ATM
A fisioterapia para distúrbios da articulação temporomandibular (ATM) é voltada para o tratamento de problemas que afetam a articulação que conecta a mandíbula ao crânio, podendo causar dor na mandíbula, dificuldades para mastigar, estalos ao abrir e fechar a boca, e até dores de cabeça e no pescoço. A fisioterapia visa aliviar esses sintomas, melhora da função articular e prevenção para a progressão do distúrbio.
Durante o tratamento, o fisioterapeuta realiza uma avaliação detalhada para identificar a causa do distúrbio da ATM e planejar a abordagem mais adequada, pois podem ser de origem articular ou musculo. As técnicas utilizadas podem incluir eletroterapia, técnicas de terapia manual para mobilidade articular e relaxamento muscular, exercícios, e instruções sobre hábitos que podem estar contribuindo para agravar o quadro, tais como, como bruxismo (ranger dos dentes) e a má postura.
Além da intervenção fisioterapêutica pode-se recomendar da associação de calor ou frio de acordo com o objetivo de tratamento, e o ensino de técnicas de relaxamento para alívio a tensão muscular. Com um tratamento regular e adequado, os sintomas podem ser reduzidos, melhorando a qualidade de vida do paciente e permitindo a realização das atividades diárias sem dor ou desconforto.
Para mais informações, confira o post em nosso blog sobre este atendimento.