Desenvolvida pela Tradicional Medicina Chinesa, a ventosaterapia é uma técnica milenar que contribui para a desintoxicação do organismo, além de diminuir as dores e melhorar a circulação.
O tratamento consiste no uso de ventosas, como se estivesse sugando a pele, em um efeito à vácuo.
Com isso, há uma dilatação dos vasos sanguíneos no local tratado, resultando em um aumento significativo da oxigenação dos tecidos.
E, consequentemente possibilitando que as toxinas presentes no sangue e nos músculos sejam liberadas com mais facilidade.
Continue a leitura deste artigo e saiba quais os benefícios da ventosaterapia, em quais situações essa prática é indicada e quais profissionais podem realizá-la.
De que forma a ventosaterapia é realizada?
Para a realização da ventosaterapia, a parte do corpo a ser tratada deve estar descoberta e em seguida deve-se aplicar uma quantidade suficiente de hidratante ou óleo para que as ventosas deslizem facilmente sobre a pele.
Feito isso, as ventosas são colocadas sobre a área em que será realizado o tratamento, que pode acontecer de 3 formas distintas:
Copo de silicone: os copos de silicone são pressionados com os dedos e colocados na pele do paciente, a partir do vácuo gerado em seu interior, ocorre a sucção da pele, que fica presa na ventosa;
Copo de vidro: o primeiro passo é acender uma vela e deixar a chama aquecer o interior do copo, só em seguida colocá-lo sobre a pele.
A partir do momento que o oxigênio presente no interior do copo é consumido pela vela, é que o vácuo é gerado. Por esse motivo, deve ser rapidamente aplicado na pele para sugá-la.
Ventosa eletrônica: esse e o tipo mais simples de ventosaterapia, já que basta apenas colocar as ventosas na área a ser tratada e depois ligar o aparelho na intensidade do vácuo desejada.
Vale ressaltar que é possível associar a ventosaterapia a outros métodos, tais como acupuntura, plantas medicinais, água ou sangria.
Quais os benefícios proporcionados pela ventosaterapia?
Tendo em vista a variedade de benefícios proporcionada pela ventosaterapia, muitas pessoas têm buscado esse tratamento de uma forma natural para o combate às dores musculares, devido a sua ação relaxante.
Isso acontece pela diferença da pressão provocada pelo vácuo, que além de deslocar a pele do músculo, aumenta a quantidade de sangue.
Por tudo isso, a ventosaterapia é uma excelente alternativa para a cura de dor nas costas, que pode ser provocada por contraturas ou tensão muscular.
Assim sendo, podemos dizer que os principais benefícios da ventosaterapia consistem em:
- Aumentar a circulação sanguínea do local;
- Eliminar as contraturas musculares e os pontos gatilho;
- Fortalecer os vasos sanguíneos;
- Produzir maior quantidade de líquido sinovial no interior das articulações;
- Promover o relaxamento e acalmar o corpo e a mente do paciente.
Existem contraindicações para a ventosaterapia?
Mesmo que seja considerado um tratamento seguro, assim como qualquer outro, a ventosaterapia apresenta algumas contraindicações para as pessoas que apresentam os seguintes problemas:
- Trombose ou algum distúrbio hemorrágico;
- Varizes;
- Febre;
- Feridas;
- Fratura no local em que as ventosas seriam colocadas;
- Gravidez, principalmente quando não supervisionada;
- Hipertensão arterial descontrolada e sem autorização médica.
Como reduzir a dor e os hematomas causados pela ventosaterapia?
Provavelmente você já tenha notado as marcas roxas no corpo de uma pessoa que tenha se submetido ao tratamento de ventosaterapia.
É normal que isso aconteça quando são utilizadas muitas ventosas para a realização do procedimento, deixando o local dolorido por pelo menos 5 dias, como também a coloração arroxeada que fica.
Contudo, é possível evitar tais efeitos reduzindo a pressão das ventosas, evitando que fiquem paradas em um só local.
Outra estratégia eficiente é utilizar pouca pressão no interior da ventosa e fazer uso de hidrante ou óleo na pele, a fim de melhorar a movimentação desses acessórios na área tratada.
Ao final do procedimento, é aconselhável um banho morno e uma massagem na região tratada com o auxílio do óleo de Rosa Mosqueta, que é uma excelente opção para minimizar as marcas que são deixadas após a ventosaterapia.
Saiba em que situações a ventosaterapia pode te ajudar
Que a ventosaterapia é uma prática que promove inúmeros benefícios, é inquestionável. Entretanto, você sabe quais os perfis de pessoas podem se beneficiar dessa técnica milenar?
Qualquer pessoa que sofra com alguma das seguintes condições pode se submeter à ventosaterapia:
- Ansiedade;
- Dores nas costas e pescoço;
- Fadiga;
- Dores de cabeça;
- Intoxicação do organismo;
- Enxaqueca;
- Problemas digestivos;
- Hipertensão arterial;
- Dores abdominais;
- Rigidez muscular;
- Reumatismo.
Conclusão
Definitivamente, se você ainda não conhece a ventosaterapia, está na hora de se render aos inúmeros benefícios que essa técnica pode te proporcionar.
Além da cura das dores físicas, essa prática tem grande relevância no combate a problemas que mais tem afetado a população, a ansiedade e o estresse.
Mas lembre-se, para que o procedimento te proporcione todos os benefícios prometidos, é fundamental que seja realizado por profissionais qualificados.