(85) 99971-9370
Av. Desembargador Moreira, 1300. Torre Norte, 4º Andar sala 420 - Aldeota, Fortaleza - CE
clínicacostaporto
condicionamento físico

Condicionamento físico na melhor idade, como se adaptar?

Que a atividade física é um dos pilares para uma vida saudável já não é mais nenhuma novidade, mas você já se perguntou como deve ser o condicionamento físico na melhor idade?

Ao longo do envelhecimento de uma pessoa, que é um processo natural da vida, o indivíduo passa por transformações morfológicas, fisiológicas e psicológicas, tendo como consequência a redução das suas capacidades físicas.

Por esse motivo é comum que ao envelhecer surjam algumas doenças, como a obesidade, a diminuição da densidade óssea, problemas de pressão arterial, dentre outras.

Para que esses desequilíbrios não afetem sua expectativa de vida, a melhor alternativa é adotar uma rotina de atividades físicas.

Continue a leitura para saber mais sobre o tema.

Condicionamento físico na melhor idade: Quais os benefícios da prática de atividades físicas para esse grupo?

Antes de qualquer coisa é preciso lembrar que a idade em que a pessoa passa a ser considerada na terceira idade, é a partir dos 60 anos.

No entanto, o condicionamento físico na melhor idade, tem demonstrado muitas vezes maior vitalidade que jovens de 30 anos.

Embora sejam incontáveis os benefícios físicos, fisiológicos e psicossociais proporcionados pelas atividades físicas, destacam-se:

  1. Retardar os efeitos do Alzheimer;
  2. Reduz em 35% o risco de morte precoce;
  3. Contribui para o aumento da autonomia da pessoa;
  4. Proporciona uma melhora significativa do sono;
  5. Evita o encolhimento do cérebro (efeito natural que acontece a partir dos 60 anos);
  6. Aumento do convívio social, principalmente nas atividades realizadas em grupo;
  7. Melhor controle da pressão arterial;
  8. Melhora da saúde dos ossos e articulações;
  9. Reduz os riscos de ansiedade, depressão e estresse;
  10. Aumento do bom humor;
  11. Maior equilíbrio.

Com tantos benefícios proporcionados pela prática regular de atividades físicas, o melhor a se fazer é procurar um profissional que possa orientar quais as modalidades indicadas para cada caso.

Lembrando que, as atividades de baixo impacto são as mais recomendadas para as pessoas que pretendem melhorar seu condicionamento físico na melhor idade, como caminhada, hidroginástica, alongamento, mobilidade e fortalecimento.

Além de apresentarem menor risco de lesões devido a sua fácil realização, essas atividades aumentam o equilíbrio, a força muscular e a flexibilidade.

Portanto, se você está disposto a sair do sedentarismo, melhorar seu condicionamento físico e ainda reduzir as chances de desenvolver doenças como depressão, diabetes, osteoporose e cardiovasculares, a melhor opção é começar agora mesmo a fazer exercícios físicos.

Para te ajudar nessa escolha, listamos neste artigo algumas das modalidades mais indicadas para esse grupo de idade. Veja!

Caminhada

De acordo com o professor de geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Alexandre Leopold Busse, a caminhada é um dos exercícios que proporciona maior segurança, além de não exigir novas habilidades do paciente.

Para começar, o ideal é fazer a caminhada em pequenas distâncias e com pouca velocidade.

Depois de uma avaliação médica, esse tempo inicial pode ser aumentado semanalmente, de forma progressiva até atingir 30 minutos diários, cinco vezes por semana.

Realizando diariamente essas caminhadas de 30 minutos, além de aumentar o condicionamento físico na melhor idade, é possível:

  1. Controlar a pressão arterial;
  2. Reduzir os níveis de colesterol;
  3. Fortalecer os ossos e tonificar os músculos;
  4. Melhorar o sono, o bem-estar físico e a saúde mental. 

Atividades aquáticas

Para quem sofre com problemas nas articulações, a melhor alternativa para melhorar o condicionamento físico, são as atividades na água, como hidroginástica e natação.

Dependendo do tipo de treino que for passado na sessão de hidroginástica, o aluno consegue potencializar sua capacidade aeróbica, força muscular e flexibilidade, e o que é melhor: De maneira bastante segura, já que é uma atividade de pouco impacto.

Mas não são apenas os músculos que se beneficiam desse tipo de treino, mas também o sistema cardiovascular e respiratório.

Dança

Certamente, a dança é uma das atividades que mais contribui para a melhora do condicionamento físico, assim como pode melhorar também a sua autoestima.

A dança não apenas promove uma grande ajuda na melhora da força muscular e flexibilidade, como também:

  1. Aprimorar o equilíbrio corporal e coordenação motora;
  2. Atingir estados emocionais positivos;
  3. Conhecer novas pessoas, lugares, gestos e ritmos;
  4. Elevar a autoestima.

Para que as lesões possam ser evitadas nesse tipo de atividade, o profissional responsável deve adaptar os passos ensinados às possíveis limitações físicas dos seus alunos.

Ao final da aula de dança é muito importante fazer um bom alongamento e relaxamento, já que os músculos e articulações foram muito exigidos.

Musculação

A musculação tem sido cada vez mais indicada para a melhora do condicionamento físico. 

As maiores vantagens para quem pratica essa modalidade de atividade física é o aumento da força muscular e óssea, mas para isso deve ser realizada sob a supervisão de um profissional competente.

Quando associada às atividades aeróbicas, a musculação proporciona melhores resultados:

  1. Melhora dos fatores de risco de doenças cardiovasculares (obesidade, hipertensão, diabetes);
  2. Maior controle da osteoporose;
  3. Perda degenerativa de massa muscular esquelética e da coordenação (sarcopenia);
  4. Reduz o risco de quedas;
  5. Melhora das dores crônicas;
  6. Diminuição dos efeitos da ansiedade, depressão e insônia.

Atividades funcionais

Engana-se quem pensa que as atividades funcionais são recomendadas apenas para o público jovem.

Esta tem sido uma modalidade muito indicada para o condicionamento físico na melhor idade.

Para se ter uma ideia, algumas academias já possuem circuitos adaptados para esse público, que busca fortalecer seu corpo e aumentar seu equilíbrio.

Outra grande vantagem dessas aulas, que geralmente acontecem em grupo, é que pode vir a ser a cura ou redução drástica dos sintomas da depressão, já que há um aumento do convívio social e melhora do humor.

condicionamento físico
A caminhada é uma excelente opção de exercício físico diário para a manutenção do condicionamento físico

Conclusão

Chega de pensar que pessoas idosas devem apenas ficar em casa, desenvolvendo atividades típicas dessa idade, como palavras cruzadas, xadrez, ou assistir a novelas e programas de auditório.

Cada vez mais o condicionamento físico na melhor idade tem se tornado uma das grandes prioridades dessas pessoas.

Tendo em vista que a perspectiva de vida aumentou bastante nos últimos anos, o melhor a se fazer é buscar maneiras de ter uma vida longa e saudável.

Precisando de ajuda, conte com a equipe da Clínica CostaPorto para lhe acompanhar.

Clínica de fisioterapia traumato-ortopédica, reeducação postural global – RPG, osteopatia, quiropraxia, disfunções da articulação temporomandibular, condicionamento físico, drenagem linfática e palmilhas ortopédicas.

Endereço

Av. Desembargador Moreira, 1300. Torre Norte, 4º Andar sala 420 - Aldeota, Fortaleza - CE

Contato

(85) 99971-9370

Horário de atendimento

De 07:00hs às 19:00hs.

Agende sua consulta com nossos Especialistas.

Redes Sociais
Fale com a nossa equipe.