Caminhando junto com a fisioterapia, a eletroterapia é uma grande aliada no combate à dor, por meio dos estímulos elétricos.
Este recurso já é utilizado desde o século XVI, quando foi registrado o alívio da dor diante da proximidade com peixes elétricos.
De lá para cá, com o avanço da tecnologia, essa ferramenta faz parte de inúmeros tratamentos estéticos e fisioterápicos.
Assim sendo, seja qual for o motivo causador de dores musculares, como acidentes, doenças ou lesões, podem ser tratadas com a eletroterapia.
Confira!
Eletroterapia: como funciona? Como pode contribuir para o bem-estar do paciente?
Antes de mais nada é preciso deixar claro que os estímulos elétricos promovidos pela eletroterapia possuem basicamente dois objetivos:
- Interferir na transmissão dos indícios de dor ao cérebro;
- Promover a contração muscular ao induzir a atividade elétrica muscular.
Estes estímulos elétricos vão agir nos músculos e tecidos a fim de que produza endorfina, que é uma substância considerada um eficiente analgésico natural.
Com isso, o cérebro vai assimilar que essas endorfinas estão ocupando o lugar dos sinais de dor neurais.
A partir de aplicações alternadas de correntes elétricas nos músculos, é possível gerar contrações, que auxiliam na prevenção da atrofia muscular.
Bem como para a recuperação inicial da massa muscular depois das lesões.
Os estímulos elétricos também são utilizados no segmento estético, no tratamento da gordura localizada, realizando a sua quebra para que seja eliminada pelo corpo.
A escolha do aparelho e a intensidade da corrente que serão utilizados na técnica de eletroterapia vai depender de cada caso.
Sem dúvidas, as dores musculares, além de muito incômodas, podem dificultar a realização de movimentos simples, o que vai interferir diretamente na qualidade de vida da pessoa.

Como associar a fisioterapia e a eletroterapia para o tratamento de lesões musculares?
Conforme já foi dito, a associação da eletroterapia e fisioterapia podem ser utilizadas para a resolução de diversos problemas.
O tratamento de problemas musculares e ósseos por meio da eletroterapia pode ser desenvolvido com técnicas manuais.
Quais os benefícios a combinação de eletroterapia e fisioterapia podem proporcionar?
Diferentes tipos de tratamentos podem se beneficiar da parceria da eletroterapia e fisioterapia, oferecendo resultados muito positivos.
Ou seja, a eletricidade é parte fundamental para o programa fisioterapêutico, integrando diferentes métodos, com foco na reabilitação do paciente.
São poucos os casos em que a eletroterapia não pode ser utilizada, mas na grande maioria dos pacientes o corpo reage muito bem aos estímulos de correntes elétricas.
Por não ser invasiva, pode ser aplicada diariamente, não causando efeitos colaterais nem dependência.
Embora seja bastante segura, a eletroterapia deve ser feita sob a orientação de um profissional qualificado.
Portanto, esse recurso pode ser indicado para pacientes (crianças e adultos) com doenças respiratórias, ortopédicas, neurológicas, entre outras.
Os principais benefícios que o paciente perceberá com a eletroterapia são:
- Controle das dores musculares;
- Diminuição dos edemas;
- Relaxamento dos músculos;
- Regeneração dos tecidos moles;
- Redução das contrações musculares;
- Cicatrização de ossos fraturados;
- Melhora o desempenho dos músculos.
Não há como negar que a combinação de fisioterapia com eletroterapia oferece inúmeros benefícios, principalmente para o alívio da dor.
Conclusão
As pessoas que sofrem com dores musculares, doenças na coluna e outros tantos tipos de lesões, estão sempre em busca de soluções para esses problemas, como a eletroterapia.
Como você pôde ver, essa técnica pode oferecer excelentes resultados, principalmente se associada à fisioterapia.
No entanto, assim como qualquer tipo de tratamento, deve ser realizado por profissionais competentes e com experiência comprovada.
Sendo assim, é recomendável que o paciente procure sua clínica de confiança para que possa colocar a recuperação da sua saúde nas mãos de quem realmente entende.
Na CostaPorto, você encontra uma estrutura completa, além de uma equipe muito eficiente e profissionais especializados para resolver os mais diversos problemas de articulações.