(85) 99971-9370
Av. Desembargador Moreira, 1300. Torre Norte, 4º Andar sala 420 - Aldeota, Fortaleza - CE
clínicacostaporto
liberação miofascial

O que é liberação miofascial?

A técnica utilizada como medida preventiva contra lesões e para aliviar as dores musculares por meio de pressão em pontos específicos do corpo é conhecida como liberação miofascial.

Para o melhor entendimento dessa técnica é preciso saber o que é a fáscia, que até o momento é uma parte do corpo desconhecida por uma grande parcela da população.

A fáscia, nada mais é que um tecido fibroso, que possui diferentes espessuras e que reveste diferentes estruturas do corpo como ossos, articulações, nervos, vasos, musculatura e vísceras.

De tal forma que promove a sustentação necessária para que consigam manter sua forma original.

Geralmente, a liberação miofascial é associada à fisioterapia com o intuito de promover o relaxamento da musculatura, sendo muito utilizada pelos praticantes de atividades físicas. 

Continue a leitura para saber mais sobre o tema.

Saiba mais sobre a técnica da liberação miofascial

Para melhor entendimento sobre a liberação miofascial é necessário ter conhecimento sobre a fáscia.

Constituída por uma fina membrana do tecido conjuntivo, a fáscia está localizada sob a pele e tem como finalidade a proteção e o revestimento dos grupos musculares de todo o corpo humano.

O deslizamento perfeito pelos músculos é possível devido à alta elasticidade e resistência dessa membrana.

Assim sendo, quando a fáscia passa por uma carga exagerada, passando por possíveis desgaste, causarão dor à pessoa.

Normalmente, essas situações acontecem depois da realização de atividades físicas sem a assistência de um profissional qualificado, como também da má postura, estresse, sedentarismo, entre outros. 

Quando isso ocorre, há a liberação de toxinas que podem comprometer o bom funcionamento do sistema esquelético, ocasionando assim, limitação da mobilidade e possíveis lesões no indivíduo. 

Nesse sentido, a liberação miofascial reduz de forma significativa as dores e desconfortos ocasionados por essa situação.

Em suma, a técnica consiste na liberação das tensões provocadas pelo excesso de toxinas na fáscia. 

Vale ressaltar ainda que, essa massagem pode ser feita apenas com o uso das mãos do profissional, ou ainda com o auxílio de equipamentos. 

Liberação miofascial: conheça os benefícios dessa técnica

Por meio de manobras manuais, superficiais e profundas, com ou sem a utilização de equipamentos, o profissional realiza a liberação miofascial.

Dessa forma, contribui de maneira expressiva para maior preservação da função da fáscia da seguinte maneira:

  • Aumenta a mobilidade articular, como também da consciência corporal;
  • Libera e ativa a musculatura;
  • Melhora a realização dos movimentos;
  • Reduz a tensão e a sobrecarga muscular;
  • Libera o ácido lático;
  • Melhora a recuperação dos músculos, evitando futuras dores;
  • Previne lesões.

Em que situações a liberação miofascial é indicada?

Embora seja muito utilizada por atletas, a liberação miofascial é indicada para qualquer pessoa que sofre constantemente com dores e desconfortos musculares.

Como essa técnica trabalha sobre o músculo que possui as lesões, a liberação miofascial proporciona alívio direto na dor.

Consequentemente, promove a recuperação da flexibilidade da região que sofre com o desgaste da fáscia.

Lembrando que, outros benefícios estão agregados à liberação miofascial, como a respiração e a circulação.

Engana-se quem pensa que essa técnica só pode ser utilizada após a realização de atividades físicas. Quando feita antes, oferece as seguintes vantagens:

  • Aumenta a mobilidade articular;
  • Reduz a tensão e sobrecarga músculo-articular;
  • Prepara a musculatura para a prática da modalidade a ser realizada.

Já ao final do treino, a liberação miofascial possibilita um intenso relaxamento da musculatura, reduzindo a tensão, prevenir que as lesões se agravem, além de aumentar o bem-estar do atleta.

Como foi dito anteriormente, a aplicação dessa técnica não privilegia apenas os atletas, mas oferece grande ajuda nos seguintes casos:

  • Redução dos sintomas associados a contrações musculares geradoras de tendinopatias;
  • Dor muscular crônica;
  • Contraturas;
  • Síndrome dolorosa miofascial.

Quais as causas da alteração da fáscia?

As principais causas de alterações na fáscia são: má postura, estresse emocional e treinos intensos, que resultam em uma excessiva pressão sobre os músculos e nervos.

Em todos esses casos, ocorre uma significativa redução da elasticidade, flexibilidade muscular, coordenação e bem-estar.

Com isso, o corpo reage formando nódulos, também conhecidos como “pontos gatilhos”, que são responsáveis por acumular toxinas.

Existe contraindicação para a liberação miofascial?

É preciso destacar que a liberação miofascial é um processo geralmente doloroso, visto que os locais que irão receber a técnica estão lesionados, por algum dos motivos citados no decorrer deste artigo.

Entretanto, o desconforto causado por esse tipo de massagem é bem rápido, mas os resultados conquistados são maravilhosos.

Mas, em alguns casos, essa técnica não é aconselhável, conforme descrito abaixo. Portanto, se você faz parte de algum desses grupos, o melhor é deixar para um outro momento, quando for liberado por seu médico de confiança:

  • Pessoa com problemas circulatórios;
  • Com hipersensibilidade à dor;
  • Diagnóstico de lesões musculares;
  • Utilize medicamentos anticoagulantes;
  • Possua hematomas;
  • Esteja no primeiro trimestre de gestação.
liberação miofascial
A liberação também pode ser feita através de equipamentos específicos, além das mãos.

Conclusão

Como você pôde perceber, a liberação miofascial é uma técnica que promove um grande relaxamento dos músculos, proporcionando um alívio significativo de dores crônicas e com isso, aumentando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

Todavia, para que isso seja possível, é imprescindível que seja feito por profissionais qualificados, garantindo assim que os resultados esperados pelos pacientes sejam alcançados.

Na Clínica CostaPorto, você encontra uma excelente estrutura física e os melhores profissionais para te oferecer o melhor atendimento em liberação miofascial de Fortaleza e região.

Clínica de fisioterapia traumato-ortopédica, reeducação postural global – RPG, osteopatia, quiropraxia, disfunções da articulação temporomandibular, condicionamento físico, drenagem linfática e palmilhas ortopédicas.

Endereço

Av. Desembargador Moreira, 1300. Torre Norte, 4º Andar sala 420 - Aldeota, Fortaleza - CE

Contato

(85) 99971-9370

Horário de atendimento

De 07:00hs às 19:00hs.

Agende sua consulta com nossos Especialistas.

Redes Sociais
Fale com a nossa equipe.