(85) 99971-9370
Av. Desembargador Moreira, 1300. Torre Norte, 4º Andar sala 420 - Aldeota, Fortaleza - CE
clínicacostaporto
osteopatia

Tudo o que você precisa saber sobre a osteopatia

A quiropraxia ou osteopatia é um método bastante utilizado na prevenção e tratamento de inúmeros tratamentos corporais.

Como problemas nas articulações do ombro, cotovelo e joelho, nas hérnias discais, na correção da postura, nos casos de tensão muscular, entre outros.

É possível dizer que essa técnica promove um tratamento completo para os problemas relacionados aos nervos, tendões, músculos e articulações.

Uma vez que o profissional dedica-se de forma personalizada ao diagnóstico, tratamento e prevenção dos problemas do sistema neuro- esquelético de cada paciente.

Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o tema.

Osteopatia: o que é e como surgiu essa técnica?

Ainda que na história moderna a osteopatia só tenha surgido em 1895, nos EUA, há relatos que esta ciência já era praticada antes mesmo do nascimento de Cristo.

Tais depoimentos ainda podem ser vistos em documentos gregos e chineses, que comprovam que suas civilizações já reconheciam a importância da coluna para a saúde de todo o corpo.

A descoberta da osteopatia se deu quando o doutor Daniel David Palmer atendeu um paciente que alegou ter perdido a audição depois de sentir um estalo nas costas.

Depois de manipular a área atingida e solicitar exames complementares ao paciente, o mesmo voltou a ouvir.

Palmer passou a pesquisar esse tipo de situação com diferentes problemas relacionados à coluna vertebral.

Para sua surpresa, encontrou diversos casos semelhantes ao do primeiro paciente, conseguindo assim fazer a relação da saúde do corpo com o alinhamento das vértebras.

Atualmente essa especialidade da área da saúde, reconhecida pela OMS – Organização Mundial da Saúde.

O foco principal dessa técnica é a coluna vertebral, que é o centro de sustentação de todo o corpo, mas pode ser utilizada com eficiência nos problemas relacionados às articulações, ossos, músculos, tendões, e ligamentos, promovendo sua restauração, colocando o corpo para funcionar dentro da normalidade.

osteopatia

Como é desenvolvido o tratamento ?

Realizado por profissionais com formação em quiropraxia, o tratamento quiroprático visa promover a correção ou prevenção dos problemas das articulações.

Para desenvolverem suas funções, os profissionais dessa área precisam adquirir conhecimentos nos mais distintos segmentos como: anatomia, biomecânica, patologia, anatomia, entre outros.

Feito o diagnóstico, o fisioterapeuta irá traçar um plano adequado, levando em consideração os problemas descritos pelos pacientes.

Utilizando um conjunto de técnicas para oferecer-lhe um tratamento individualizado.

A durabilidade vai depender exclusivamente do próprio paciente, bem como do seu estilo de vida, da sua idade, da gravidade do seu problema, entre outros fatores.

A saber, a osteopatia não faz uso de medicamentos e nenhum tipo de procedimento invasivo, ainda assim, suas técnicas são capazes de tratar a origem do problema.

Para garantir os benefícios adquiridos com o tratamento quiroprático, o paciente deve seguir as orientações do profissional, que deve indicar exercícios específicos e de reabilitação.

Lembrando ainda que para maior efetividade do tratamento, serão oferecidos direcionamentos a fim de que o paciente inclua no seu dia a dia para se auto corrigir. 

Quais problemas podem ser tratados com a osteopatia?

Além dos problemas decorrentes do desalinhamento da coluna vertebral, a quiropraxia ser a solução para os problemas associados aos seguintes fatores:

  • Má postura;
  • Ansiedade e estresse;
  • Passar longos períodos sentado ou em pé;
  • Dores no ciático, pescoço, pelve, lombar, quadril, ou qualquer outro que esteja ligado ao sistema neuro-músculo-esquelético.

1 – Dores de cabeça, pescoço e lombar

Certamente, as dores de cabeça, pescoço e lombar têm grande impacto na baixa qualidade de vida das pessoas que sofrem desse mal.

Mas, felizmente, a osteopatia surge como um bálsamo para essas pessoas, já que reduz de forma significativa, ou até mesmo elimina, as dores que eram tão comuns.

2 – Problemas locomotores

Para quem tem problemas de locomoção, a osteopatia é uma opção bastante assertiva, principalmente quando associada à fisioterapia.

Por meio dessa prática, conquista-se a mobilidade articular, tornando-os mais preparados para a realização dos mais variados movimentos.

Com isso, aos poucos o paciente se recupera, trazendo mais autonomia para o seu dia a dia.

3 – Hérnia de disco

Sem dúvidas um dos problemas, considerado por muitos o mais doloroso, é a hérnia de disco.

Como nem todos os casos são passíveis de cirurgia e também não apresentam melhoras com tratamentos convencionais.

Investir na osteopatia é uma forma eficiente de minimizar os desconfortos e dores causadas pelas hérnias de disco.

Quem pode se submeter a quiropraxia?

Como você pôde ver, são muitas as doenças que podem ser tratadas por meio da osteopatia, principalmente quando associada a tratamentos convencionais.

Provavelmente você está se perguntando quais as pessoas podem se beneficiar com esse tipo de tratamento. Veja!

Crianças

Até mesmo as crianças podem sofrer com desvios posturais, muito comuns devido ao excesso de peso das mochilas escolares e o grande tempo que passam diante dos equipamentos eletrônicos.

Tudo isso contribui com a redução da sua qualidade de vida, que pode ser recuperada com a osteopatia.

Gestantes

Por mais que seja uma fase linda na vida das mulheres, a gestação provoca inúmeras mudanças corporais, que podem tornar esse momento muito difícil.

Além de reduzir as dores comuns a essa fase, a osteopatia ainda pode auxiliar a gestante na preparação para o parto.

Atletas

Seja para o tratamento das lesões ou na prevenção de possíveis novas complicações, essa técnica é uma ótima alternativa para os atletas, que utilizam o seu corpo como ferramenta de trabalho.

Idosos

É muito comum o aparecimento de problemas como osteoporose, artrite, dificuldades de locomoção e dores articulares na terceira idade.

Porém, todas essas condições podem ser tratadas pela osteopatia, reduzindo as dores, aumentando a mobilidade e a qualidade de vida do paciente.

Conclusão

De fato, a osteopatia proporciona inúmeros benefícios para a vida do paciente com problemas nas articulações, o principal deles é a melhora na qualidade de vida.

Mas para que isso seja possível, é imprescindível que o paciente busque um profissional bem qualificado e com boa experiência na área de atuação.

Portanto, se você sofre com dores, sofre com problemas de locomoção, e acha que já tentou todas as alternativas, está na hora de conhecer a osteopatia.

Conte com a equipe da Clínica CostaPorto para lhe ajudar.

Clínica de fisioterapia traumato-ortopédica, reeducação postural global – RPG, osteopatia, quiropraxia, disfunções da articulação temporomandibular, condicionamento físico, drenagem linfática e palmilhas ortopédicas.

Endereço

Av. Desembargador Moreira, 1300. Torre Norte, 4º Andar sala 420 - Aldeota, Fortaleza - CE

Contato

(85) 99971-9370

Horário de atendimento

De 07:00hs às 19:00hs.

Agende sua consulta com nossos Especialistas.

Redes Sociais
Fale com a nossa equipe.