A princípio, os exercícios para fortalecimento muscular têm como objetivo tonificar, definir e fortalecer os músculos.
Outros benefícios podem ser obtidos com esse tipo de atividade, como melhora do funcionamento do metabolismo e do condicionamento físico.
Portanto, se o seu objetivo com as atividades físicas é deixar o seu corpo mais bonito, mas de forma natural, os exercícios para fortalecimento são os mais indicados.
Além disso, essa modalidade é uma das preferidas pelos atletas que precisam deixar os seus músculos mais resistentes.
De tal forma melhora o seu desempenho nos treinos, como também reduz os riscos de lesões.
Continue a leitura deste post e saiba como os exercícios para fortalecimento muscular ajudam a prevenir lesões.
Fortalecimento muscular: o que é? Quais seus objetivos?
Basicamente, o fortalecimento muscular consiste na definição e tonificação dos músculos, sem que seja preciso para isso, o ganho de muita massa muscular.
Assim, a pessoa consegue preservar e melhorar a saúde muscular, o que assegura que os movimentos sejam mais auto suficientes e seguros.
Vale ressaltar ainda que o fortalecimento muscular não beneficia apenas os músculos, como também os ossos, tornando-os mais resistentes a possíveis fraturas.
As atividades musculares podem ser associadas às aeróbicas e o que é melhor, não precisam dos equipamentos de academia para que sejam realizados.
Dito isto, pode-se dizer que os principais objetivos do fortalecimento muscular são:
- Fortalecer as fibras, diminuindo as chances de lesões durante a realização de atividades físicas;
- Melhorar o condicionamento físico;
- Condicionar e fortalecer a massa muscular;
- Queimar calorias;
- Contribuir para a perda de gordura corporal.
Nesse sentido, para que os praticantes de exercícios para fortalecimento muscular alcancem maior resistência, como também a melhora de sua capacidade respiratória.
Há uma grande variedade de atividades dessa modalidade.
Quais modalidades mais contribuem para o fortalecimento muscular
Com a quantidade de modalidades que geram grande eficácia para o fortalecimento muscular, com certeza você vai encontrar um que melhor se adapta ao seu perfil.
Confira!
1 – Treino funcional
O principal atrativo do treino funcional, é a diversidade de exercícios de fortalecimento muscular.
Por isso, para quem não gosta das repetições e considera o treino em academia monótono, essa é uma excelente sugestão.
Com exercícios baseados nos movimentos do dia a dia, é possível trabalhar o fortalecimento muscular, coordenação motora, flexibilidade e sistema cardiorrespiratório.
Por isso, se prepare para correr, girar, pular, agachar e empurrar muito, pois, são essas atividades que vão exercitar diferentes grupos musculares ao mesmo tempo.
Mesmo que grande parte dos exercícios do treino funcional sejam feitos com a força e o peso do próprio corpo, o uso de equipamentos como bolas, elásticos e cabos, é muito comum.
Alguns dos exercícios de fortalecimento muscular que serão realizados no treino funcional são:
- Agachamento e remada com o uso da Fita TRX;
- Elevação unilateral do quadril;
- Swing com kettlebell.
2 – Pilates
Sem dúvidas, o Pilates é uma das atividades que mais tem ganhado adeptos em todo mundo, devido sua eficiência na definição dos músculos e aumento da flexibilidade.
Até mesmo as pessoas com problemas na coluna e nas articulações podem fazer o Pilates com tranquilidade, pelo fato desta modalidade ser indicada para o tratamento desses problemas.
Posto que o abdômen é considerado o centro de gravidade do corpo, os exercícios do Pilates têm como foco o fortalecimento muscular dessa região.
Como o Pilates prioriza o alongamento muscular, o alinhamento e simetria do corpo, bem como a proteção da coluna.
Os médicos passaram a indicar esse método para os seus pacientes, com a finalidade de melhorar sua qualidade de vida e reabilitar doenças musculoesqueléticas.
Vale ressaltar ainda a ênfase que o Pilates proporciona para a qualidade da realização dos exercícios, a postura e a respiração.
Por isso a preocupação em toda aula com o equilíbrio e a região do core, que é a parte central do fortalecimento muscular no Pilates.
Só para ilustrar a eficiência do Pilates para a saúde dos alunos, listamos abaixo alguns dos benefícios que proporciona:
- Alongar o corpo;
- Evitar possíveis lesões;
- Corrigir a postura;
- Fortalecimento muscular;
- Definição e estabilidade para a musculatura;
- Aumento do bem-estar.
Conclusão
Que os exercícios de fortalecimento muscular são essenciais para a preservação e melhora da saúde como um todo, você já sabe.
Engana-se quem pensa que esse tipo de exercícios é indicado apenas para pessoas que já possuem algum problema na coluna ou nas articulações.
Pelo contrário, são indispensáveis para a prevenção da perda de equilíbrio, força e má postura.
Mas é preciso deixar claro, que assim como quaisquer outras atividades físicas, os exercícios de fortalecimento muscular devem ser orientados por um bom profissional.