O problema conhecido como hérnia de disco consiste no destaque que ocasiona o rompimento do disco vertebral.
Com isso, o líquido que existe em seu interior, que possui em composição água e colágeno, extravasa.
São muitos os fatores que levam a esse desgaste, como a obesidade, má postura, herança genética e realização incorreta de algum movimento.
Geralmente, as vértebras que mais sofrem com essa condição, são as que estão localizadas na região lombar (L4-L5 e L5-S1).
Para saber sobre os sintomas, tratamentos e atividades que podem ser desenvolvidas por quem tem hérnia de disco, continue a leitura deste artigo.
O que é a hérnia de disco e quais os seus tipos?
Embora a coluna seja composta por 33 vértebras, geralmente a hérnia de disco compromete com maior frequência a região lombar.
Os discos intervertebrais encontram-se em cada vértebra, realizando um trabalho de amortecimento dos impactos na coluna, que são causados pelos movimentos que o indivíduo realiza.
Ou seja, eles agem como se fossem uma almofada para as vértebras e sem a sua presença, como certeza a coluna ficaria extremamente danificada.
Portanto, conforme foi dito anteriormente, o desgaste destes discos intervertebrais, provocam a hérnia de disco.
Pelo fato de causar dores com frequência, principalmente quando comprimi o nervo ciático, a hérnia de disco é considerada uma patologia incapacitante, dificultando inclusive que a pessoa trabalhe.
Os tipos de hérnias de disco dependem do número de cartilagens que foram deslocadas do seu eixo, conforme detalhado a seguir:
- Hérnia de disco protusa: considerada o tipo mais comum, a hérnia de disco protusa acontece a partir do alargamento do disco, perdendo assim o seu formato oval.
Entretanto, o líquido gelatinoso, permanece em seu interior, porém, o disco alargado permite que suas paredes toquem áreas sensíveis, provocando muitas dores.
- Hérnia de disco extrusa: ocorre a partir da deformação do núcleo do disco, quando assume um formato de uma “gota”, já a extrusão discal acontece devido à ruptura do anel fibroso.
- Hérnia de disco sequestrada: com o rompimento do anel gelatinoso, ocorre a migração para o interior do canal medular, que pode ser para cima ou para baixo.
O núcleo pode ser dividido em duas partes, diante de toda sua danificação, provocando dores no local inflamado.
Conheça as principais causas e os fatores de risco da hérnia de disco
Todos os movimentos que o corpo exerce, como agachar, andar ou pular devem acontecer de maneira adequada.
Uma das causas da hérnia de disco é a realização incorretas desses movimentos, provocando assim uma sobrecarga para as vértebras.
Além dos fatores citados acima, o estresse, sedentarismo e o envelhecimento natural, contribuem para o desenvolvimento da hérnia de disco.
Devido ao ganho de peso, como também o aparecimento da hiperlordose, que ocorre por causa da mudança do centro de gravidade, as gestantes podem enfrentar esse problema.
Vale ressaltar que durante o envelhecimento natural, é muito comum que aconteça o desgaste do disco invertebral, que é decorrente da baixa hidratação, assim como a facilidade de perder massa magra.
Logo, faz-se extremamente necessário a ingestão de água para que os idosos continuem hidratados e ativos.
Alguns maus hábitos e aspectos involuntários do corpo podem contribuir para o surgimento da hérnia de disco, tais como:
- Sobrepeso;
- Comportamento postural errado;
- Tabagismo;
- Pegar peso de maneira incorreta;
- Ganho de peso e deslocamento do centro de gravidade nas gestantes;
- Herança genética;
- Envelhecimento natural;
- Aspectos psicológicos e psicossociais, entre outros.

De que maneira a hérnia de disco pode afetar a qualidade de vida e as atividades diárias da pessoa
Já pensou não conseguir pegar um objeto no chão, amarrar um sapato, ou simplesmente se levantar da cama?
Pois bem, essas são apenas algumas dificuldades que a pessoa que tem hérnia de disco pode enfrentar no seu dia a dia.
Quando o paciente chega nessa fase, em grande parte das atividades, precisa contar com o apoio de pessoas mais próximas, como mãe, pai, marido e irmãos.
No entanto, muitas pessoas, por vergonha ou por medo de se sentirem inúteis, evitam pedir ajuda, afetando assim não apenas sua qualidade de vida, como o seu emocional.
A intensidade das dores provocadas pela hérnia de disco, muitas vezes impede que a pessoa tenha uma vida social ativa, bem como executar atividades consideradas simples para a grande maioria.
Para se ter uma ideia, essa patologia já é a 2ª maior causa de afastamentos e a 3ª de aposentadorias por invalidez.
Dessa maneira, além de prejudicar a produtividade, impacta diretamente na autoestima das pessoas.
Muitas pessoas, só procuram saber mais acerca da hérnia de disco, quando recebem o diagnóstico dessa condição, por isso muitas dúvidas surgem. Confira!
1 – Qual o tratamento indicado para a hérnia de disco?
Em um primeiro momento, o especialista irá prescrever medicamentos para o alívio da dor.
Em seguida, pode indicar fisioterapia, RPG ou Pilates, porém, se nada disso resolver, pode definir o procedimento cirúrgico como a melhor estratégia.
2 – O uso frequente de salto alto pode ser considerado um fator de risco para a hérnia de disco?
Com certeza, devido a força que exerce na coluna, causando a compressão dos discos.
3 – Como a hérnia de disco é diagnosticada?
O exame clínico é o primeiro passo para o diagnóstico da hérnia de disco, seguido de exames complementares, como o raio-x, tomografia e ressonância magnética.
4 – Qual o objetivo da RPG – Reeducação Postural Global na hérnia de disco?
A RPG atua no processo de diminuir a compressão do disco intervertebral, melhorando, também, as contraturas e encurtamentos musculares envolvidos no processo.
Conclusão
É natural que muitas pessoas se desesperem diante do diagnóstico de hérnia de disco, mas não é necessário.
Visto que existem excelentes tratamentos, tanto medicamentosos, quanto de atividades voltadas para melhorar a qualidade de vida do indivíduo.
Portanto, se você apresentar desconfortos e dores constantes na região lombar, ou dificuldades para realizar tarefas simples em sua rotina, não hesite em procurar um especialista.
Um profissional especializado em ortopedia tem a qualificação e experiência necessária para reduzir os problemas causados pela hérnia de disco.